Otite, Causas e Prevenção

Otite, Causas e Prevenção

Otite é uma inflamação do conduto auditivo que produz uma cera de coloração alterada e em grande quantidade,  gerando um desconforto tanto para  animal pela coceira intensa, quanto para o dono pelo cheiro forte. Dessa forma é bom ficar atento quando o cachorro mostra sinais de incômodo recorrente. quando sacode a cabeça de forma constante ou fica gemendo ao coçar as orelhas.

Existem muitas formas de evitar a otite, dentre elas é o cuidado durante o banho, pois a entrada de água no ouvido do animal é um dos causadores da otite e até mesmo outras doenças causadas pela umidade. Por isso é aconselhável banho somente em Petshops com profissionais capacitados, e a Salvar Clinica Veterinária conta com um corpo de profissionais com experiência em estética animal animais para todos os portes e raças.

Como dito anteriormente, os principais sintomas da otite são: Cheiro forte no ouvido, excesso de cerúmen, o cão balança a cabeça constantemente de um lado para o outro, choro ou incômodo ao coçar as orelhas e a claro, coceira intensa. As otites podem surgir através de diversos fatores, e podem ser  interno ou externo, porém somente um médico veterinário pode diagnosticar qual é o caso e qual a forma de tratamento.

Dentre as principais motivações e ocorrências são infecções causadas por bactérias, fungos, parasitas ou produção excessiva de cerúmen que causa a inflamação.

Manter as orelhas do seu mascote higienizado é a melhor forma de prevenir o surgimento das otites caninas, limpar os ouvidos semanalmente é de grande valia . A tosa higiênica é uma ótima ideia, pois retira o pelo em excesso da região, dessa forma evitando umidade e ajuda a reter a a sujeira na região.

Caso o animal tenha acesso a piscinas ou rio é de suma importância enxugar as orelhas quando o animal estiver sido exposto a banhos e mergulhos, pois o acúmulo de água na região auditiva, propicia ao surgimento da otite.

É muito importante manter um calendário de visita ao veterinário em dia, para que ele possa auxiliar no tratamento ou mesmo informar como prevenir esse problema.

Traga seu animal para exames periódicos na Salvar Clinica Veterinária para check-up e manter seu animal vivendo de forma saudável.