Existe Rivalidade entre cães e gatos?

Existe Rivalidade entre cães e gatos?

Desde pequenos somos acostumados a ver desenhos clássicos nos quais cães e gatos são inimigos. Isso se estende até hoje, com vídeos engraçadinhos na internet, principalmente de gatos roubando a caminha dos cães e outros do tipo.

Na verdade, essa rivalidade é um mito. Ou seja, não há rivalidade entre cães e gatos. O que acontece é que são duas espécies distintas que foram domesticadas pelos humanos e, às vezes, esperamos o mesmo comportamento de ambos, o que não acontece.

Os gatos são naturalmente mais selvagens do que os cães e uma das características predominantes nos felinos é o territorialíssimo. Eles sempre vão, ou pelo menos vão querer, dominar a casa como se eles fossem os donos. Eles vão brigar com cães e até mesmo com outros gatos por isso.

Já os cachorros possuem um comportamento territorial dependendo de como foram criados. Cães que recebem atenção em excesso, que foram muito “mimados” pelos donos costumam não aceitar a entrada de qualquer outro animal dentro de casa, seja gato ou cachorro.
Os cachorros criados como “cães de guarda”, que ficam no quintal para “vigiar” a casa, adquirem um comportamento mais selvagem e veem o gato como uma presa. É comum cães criados nesse sistema atacarem gatos que passeiam pelas ruas e nos quintais dos vizinhos.

Respeite o tempo do gato se acostumar com o fato de que terá que dividir seu espaço com um novo colega canino, ou vice e versa. É preciso paciência para ele se acostumar com o cheiro e o jeito mais energético do novo colega.

Para saber como fazer essa adaptação acesse: O que fazer para que seu cão aceite um novo animal em casa?

 

Traga seu animal para exames periódicos na Salvar Clínica Veterinária para check-up e manter seu animal vivendo de forma saudável. Para mais informações ligue (51) 3051.6978, temos plantão 24 horas